A crença “os seios caem com a lactação”

A resposta para uma das principais dúvidas das mães é: depende da mulher. “Há aquelas que nunca tiveram filhos e já têm a mama mais flácida e caída, e existem mulheres que não percebem nenhuma diferença nos seios antes ou depois da amamentação’’.

O seio feminino, durante o aleitamento materno, assume a função: alimentar (fonte de alimento para o bebê – mulher vista como mãe, nutriz). O seio, ao mesmo tempo que atua como estímulo e como reforço à imagem da mulher, é também relacionado com a maternidade, local de acolhimento, nutrição e proteção do bebê.

A imagem que a gestante tem do seu corpo pode interferir na sua visão durante o aleitamento materno, de modo que quando essa percepção é negativa, pode essa crença contribuir para o insucesso da lactação. A alteração no seio deve ser considerada “natural” pelas mães, principalmente para as que desejam amamentar.

A preocupação com a estética é relacionada com o conhecimento adquirido no cotidiano, tais como: amamentar deixa o seio flácido, aumenta os mamilos, tornando-os feios, ou quanto maior tempo de amamentação, mas o seio cai. Verifica-se também a preocupação com possíveis prejuízos estéticos decorrentes da amamentação: redução da atividade sexual, desconforto com a saída do leite durante o ato sexual, sendo que esses aspectos interferem no sucesso da lactação.

Cuidados na amamentação

“Se quiser manter as mamas firmes, fortes e bonitas, é importante que a gestante seja orientada por um dermatologista, que saberá indicar os produtos certos, as restrições de substâncias e o modo de usar”. Hidratar a pele é fundamental para manter as mamas bonitas, mas é importante saber que cremes não fazem milagres, afinal, nessa hora entra em jogo a genética de cada mulher e a oscilação de peso durante a gravidez. Mas, nem pense em lambuzar o mamilo de hidratantes. Essa área é a única que não deve ficar macia e, sim, áspera. Pode soar estranho, mas isso previne machucados durante a fase de amamentação.

Não dê moleza para ação da gravidade

Durante a gestação, as mamas podem ficar mais sensíveis, doloridas e volumosas. O sutiã deve se adequar a essa nova situação, proporcionando sustentação e priorizando o conforto. Para quem tem seios fartos, o chamado sutiã de sustentação é recomendado. Com alças e laterais mais largas, suporta melhor o peso e o distribui nos ombros. “O sutiã não deve ser muito apertado e nem conter arame, porque machuca o seio. Por outro lado, aqueles que deixam as mamas muito soltas facilitam a flacidez posterioriormente”

Ajuda extra

Quer prevenir a flacidez? Então, trate de controlar o peso e fazer atividades físicas regulares e adequadas a cada fase gestacional.  ‘’Após a gestação e lactação, os tratamentos estéticos para tonificar o colágeno da pele e as fibras estruturais das glândulas mamárias podem ser bons aliados das mamas. Mas, se você decidiu que a solução está no centro cirúrgico e deseja colocar prótese de silicone, então, espere pelo menos 12 meses para realizar a intervenção. Depois desse período, você já teve oportunidade de perder os quilos extras adquiridos na gravidez’’.

O fundamental, no entanto, é nunca colocar essas questões na frente dos benefícios que só a amamentação pode trazer para o seu filho. Além do vínculo entre mãe e bebê, é no leite materno que estão uma série de anticorpos e nutrientes de que a criança precisa nos primeiros meses. E lembre-se: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser a alimentação exclusiva do bebê até os seis meses de idade.

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário