Aleitamento Materno em livre demanda

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, nunca é demais reforçar. Completo, e rico, entre outras coisas, em anticorpos, protegendo a criança de várias doenças, como diarreia, resfriados e alergias. Ainda que seus benefícios sejam de conhecimento da maior parte das mães, muitas ainda têm dúvidas sobre a frequência com que devem oferecer o peito: sempre que o bebê quiser ou em horários pré-determinados? A recomendação do Ministério da saúde é de que a amamentação aconteça em livre demanda, ou seja, toda vez que o bebê solicitar.

Número e duração das mamadas

Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de duração das mamadas. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com maior frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em Aleitamento Materno em livre demanda mama de 8 a 12 vezes ao dia. O tempo necessário para esvaziar uma mama varia para cada dupla mãe-bebê e, numa mesma dupla, também pode variar dependendo da fome da criança, do intervalo transcorrido desde a última mamada e do volume de leite armazenado na mama, entre outros. Muitas mães, principalmente as que estão inseguras e as com baixa autoestima, costumam interpretar esse comportamento normal como sinal de fome do bebê, leite fraco ou pouco leite, o que pode resulta na introdução precoce e desnecessária de complementos. A mãe deve deixar o bebê mamar até que fique satisfeito, esperando ele esvaziar a mama para então oferecer a outra, se ele quiser.
O leite do início da mamada tem mais água e mata a sede e o do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso. No início da mamada o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor a primeira mama oferecida. Por isso, é bom que a mãe comece cada mamada pelo peito em que o bebê mamou por último na mamada anterior. Assim o bebê tem a oportunidade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite. A amamentação por livre demanda é mais natural. Tem horas que o bebê está com mais fome, tem horas que está com menos.  Assim, ela atende melhor a criança. Vale lembrar, no entanto, que, não é indicado que os bebês esperem mais do que duas horas e meia entre uma mamada e outra. Uma boa mamada dura cerca de 30 minutos, mas, esse padrão pode mudar com o passar dos meses, variando de 5 a 20 minutos. O importante, é que a criança esteja ganhando peso adequadamente, de acordo com a idade, o que torna ainda mais importante manter a rotina de consultas com o especialista.

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário