Amamentação com mamilos planos ou invertidos

Muitas mães com mamilos invertidos ou planos amamentam sem problemas, mas outras precisam de apoio extra.

Não entre em pânico se tiver mamilos planos ou invertidos, muitas vezes é perfeitamente possível amamentar. Lembre-se de que seu bebê não mama apenas o mamilo.

Mas nos primeiros dias, quando a boca do seu bebê ainda é pequena e a sucção é menos eficiente, os mamilos invertidos ou planos podem dificultar o início da amamentação – especialmente se for prematuro.

Se o seu mamilo for plano ou invertido, pode não atingir o céu da boca do bebê para estimular o palato e desencadear o reflexo de sucção. Isso pode significar uma dificuldade e o bebê não conseguir permanecer na mama para uma transferência eficaz do leite.

Como saber se você tem mamilos planos ou invertidos

Os mamilos planos não se projetam muito, mesmo quando estimulados. Um mamilo invertido é voltado dentro no centro (umbilicado).

Um ou ambos os mamilos podem ser afetados e estima-se que até 10% das mães de primeira viagem tenham pelo menos um mamilo invertido.  Se não tiver a certeza se o seu mamilo é invertido, experimente o “teste de pinça”: comprima suavemente o seu seio, com o polegar e o indicador de cada lado da aréola. A maioria dos mamilos fica saliente, mas se o seu retrair ou puxar para dentro, criando uma cavidade na extremidade, então é invertido.

Preparando mamilos invertidos ou planos durante a gravidez

Você pode descobrir que, à medida que seus seios mudam durante a gravidez, seus mamilos começam a ficar mais salientes por si próprios. Caso contrário, e você estiver preocupada com a possibilidade de o formato deles dificultar a amamentação, você pode usar formadores de mamilo. 

Os formadores de mamilo podem ser usados ​​a partir da 32ª semana de uma gravidez normal. Comece com apenas uma hora por dia e aumente esse tempo. Se você corre o risco de ter um parto prematuro, converse com um profissional de saúde sobre o melhor momento para começar a usá-los, pois a estimulação excessiva do mamilo pode provocar contrações.

Você pode continuar usando os formadores de mamilo depois que o bebê nascer. Experimente usa-los antes da amamentação.

Ajudando seu bebê a pegar mamilos planos ou invertidos

Se o seu bebê suga a mamadeira, mas parece menos interessado em seu seio, é um sinal de que seu mamilo pode não estar alcançando o palato quando ele pega. Ele pode ficar frustrado e se afastar e chorar. Se isso estiver acontecendo, peça a uma consultora de amamentação para verificar a pega.

Existem várias técnicas que você pode usar antes de cada amamentação para moldar seus mamilos em um formato mais fácil para o bebê pegar. 

Estimule o mamilo entre o polegar e o indicador para estimula-lo a saltar

  • Comprimir o seio logo atrás da aréola com os dedos em forma de ‘V’ ou ‘C’ para empurrar o mamilo para fora
  • Estimular brevemente seu mamilo com uma compressa fria
  • Extrair leite manualmente ou usar uma bomba extratora por alguns minutos antes da mamada para puxar mais o mamilo
  • Pode ser um pouco complicado no início, mas fica muito mais fácil com o passar do tempo.

Usando um protetor de mamilo para ajudar o bebê a pegar

Se nenhuma das opções acima funcionar e seu bebê ainda estiver lutando para manter a pega, sua consultora em amamentação poderá aconselhá-la a amamentar seu bebê através de um protetor de mamilo. É um bico fino e flexível de silicone, em formato de mamilo, com orifícios na ponta para a passagem do leite. Os formadores de mamilos, podem ser uma boa ajuda, de alguma forma, o bebê começa a entender o que fazer.

O protetor de mamilo oferece ao seu bebê um alvo maior e mais firme, além de estimular o palato para incentivá-lo a sugar. Em geral, os protetores de mamilo devem ser considerados como uma solução de curto prazo. Se ocorrerem problemas ou dores, consulte a sua consultora de amamentação, que irá orienta-la se seu bebê pega bem com a proteção colocada. Você também precisará monitorar o ganho de peso do seu bebê para garantir que seu suprimento de leite esteja aumentando para atender às necessidades dele. 

Com o tempo, à medida que a sucção do seu bebê fica mais forte e seus mamilos ficam mais acostumados à amamentação, você poderá amamentar sem os protetores de mamilo.

Se você não consegue amamentar com mamilos planos ou invertidos

Se você já tentou de tudo e a amamentação simplesmente não funcionou, você ainda precisa alimentar seu bebê.

O mais importante é que a mãe e o bebê estejam bem, a extração exclusiva, extração leite em todas as mamadas, pode funcionar para você.  Isso significa que ainda terá a experiência da amamentação e estimulará a produção de leite, o que, por sua vez, poderá ajudá-la a extrair mais leite. 

Cuidando de diferentes tipos de mamilos

Pode ser necessário tomar cuidado extra com os mamilos planos ou invertidos, pois o bebê pode suga-los com mais força, o que pode deixá-los doloridos no início. Para dicas sobre como combater os mamilos doloridos, leia https://www.brunagrazi.com/cuidados-com-as-mamas-durante-a-amamentacao/

https://www.brunagrazi.com/rachaduras-no-bico-do-seio-lesoes-mamilares/

Se os seus mamilos retraírem após a amamentação, qualquer umidade pode deixá-los doloridos e aumentar o risco de infecções, incluindo candidíase. Seque-os após a amamentação, antes que tenham a chance de retrair novamente.

Mamilos planos e invertidos podem ser mais difíceis de tratar se seus seios estiverem ingurgitados – quando mesmo os mamilos que geralmente estão eretos podem ficar achatados temporariamente. A boa notícia é que a amamentação livre demanda ou a extração do leite podem alterar o formato do mamilo, de modo que a amamentação pode ficar mais fácil à medida que o bebê cresce. E você pode não ter nenhum problema se tiver outro filho.

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário