Bloqueio de Ductos Mamários

O bloqueio de ductos lactíferos ocorre quando o leite materno produzido não é drenado adequadamente, bloqueando os canais lactíferos, podendo causar ingurgitamento, empedramento e até mastite nos casos mais graves. Podem formar pequenos nódulos, a área ao redor do ducto pode ficar dolorida, sensível, inchada, vermelha, pode ocorrer ou não febre e as vezes formar uma pequena bolha ou ponto branco no mamilo. Isso ocorre com frequência quando a mama não está sendo esvaziada adequadamente, como quando a amamentação é infrequente ou quando a criança apresenta sucção ineficiente. Pode ocorrer também quando existe pressão local em uma área, como, por exemplo, um sutiã muito apertado (com arcos), ou como consequência do uso de cremes nos mamilos e quando a mãe dorme de barriga para baixo.

Prevenção

Amamentar com muita frequência e em livre demanda (de 8 a 12 vezes ao dia) para evitar que o leite materno se acumule e obstrua os canais de leite. Usar técnicas corretas de amamentação; massagear o seio antes e enquanto amamenta para ajudar o fluxo de leite; remover o leite materno dos seios de forma eficiente; usar sutiã que não bloqueie a drenagem do leite; não usar cremes desnecessários nos mamilos; descansar o suficiente e beber bastante líquido.

Tratamento

Amamentar com frequência; amamentar em posições diferentes para drenar todas as áreas do seio; oferecer primeiramente a mama afetada; a sucção forte do bebê no início da mamada pode ajudar a desbloquear o ducto. Aplique compressas mornas para estimular o leite a fluir melhor naquele ponto e massageie o seio na região atingida, na direção do mamilo, antes e durante as mamadas; compressa fria após a mamada para aliviar a dor e a inflamação; expressar os mamilos no banho quente; ordenhar a mama com as mãos ou com a bomba caso a criança não esteja conseguindo esvaziá-la.  Se o nódulo não desaparecer, crescer ou se você tiver febre, procure atendimento especializado.

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário