Campanha Nacional de Doação de Leite mostra a importância do aleitamento materno

Iniciativa incentiva que mulheres doem leite para a alimentação de bebês que não podem ser amamentados pela própria mãe, principalmente durante a pandemia.

Para marcar o Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite. A iniciativa incentiva as mulheres que amamentam sobre a importância da doação.

Com a mensagem: “Doe leite, doe esperança. Um grande gesto pode salvar a vida de quem mais precisa”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar as mães sobre a importância de doar leite durante todo o ano, visando o aumento do número de novas doadoras voluntárias e do volume de leite humano coletado e distribuído.

Atualmente, o Brasil possui 222 Bancos de Leite e 220 Postos de Coleta. Em 2020, foram doados 229 mil litros, dos quais 157 mil foram distribuídos, beneficiando 212 mil recém-nascidos a partir da doação de 182 mil mulheres. Isso representa 64% da real necessidade por leite materno no País.

“O Brasil é referência internacional e possui uma das maiores redes de Banco de Leite Humano do mundo. Queremos sensibilizar todas as mulheres que amamentam, e sua rede de apoio, buscando ampliar cada vez mais essa prática”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Doação de leite materno

A cada ano, são estimados 330 mil nascimentos de prematuros ou com baixo peso no Brasil, o que corresponde a 11% do total de nascidos no País. Cada doação ajuda a salvar a vida dessas crianças, pois apenas 1 ml de leite é suficiente para alimentar um bebê a cada refeição, dependendo do peso e das condições clínicas. Para doar, basta estar em boas condições de saúde e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.

O leite doado pode ficar armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico, como os de café solúvel, por exemplo. É importante realizar a higienização da mama e lavar as mãos com água e sabão, além do uso de máscara. O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido ao controle de qualidade antes de ser disponibilizado às unidades neonatais.

Para mais informações sobre como e onde doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligar no 136.

Com informações do Ministério da Saúde https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/campanha-nacional-de-doacao-de-leite-mostra-a-importancia-do-aleitamento-materno

Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Zu6i34D9Iuk

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário