Como me preparar para a amamentação?

Preparação para amamentação

Como me preparar para a amamentação? A melhor preparação é a informação.

A maioria das mulheres toma a decisão de amamentar antes da gravidez ou durante o primeiro trimestre. Por conseguinte, uma consulta antecipada com um profissional de saúde especialista é importante para ajudar a mãe a alcançar os seus objetivos de amamentação. As opiniões e práticas dos profissionais têm sido consistentemente associadas aos bons resultados da amamentação. A mãe deve ser incentivada a discutir os seus objetivos de amamentação com um profissional de saúde e com sua rede de apoio, antes de dar à luz.

História clínica e exame da mama

Durante as consultas, a história clínica da mulher deve ser levada em conta no contexto da amamentação futura. Esta deve estar completa e abranger as condições, medicações, dietas e outras questões relevantes do passado. Quaisquer condições, medicações ou cirurgias mamárias anteriores que possam interferir com a amamentação devem ser discutidas. Além disso, deve ser discutido o histórico de amamentação anterior e possíveis obstáculos à amamentação. O exame físico da mama e dos mamilos e da simetria entre as mamas pode ser realizado na primeira consulta pré-natal, de modo a garantir que a mãe está consciente de quaisquer problemas que possam surgir com a amamentação.

Educação para a amamentação

Tanto a história clínica como o exame da mama podem ser usados para educar a mulher sobre a sua mama, quaisquer questões anatómicas que possam ter impacto na amamentação e quaisquer aspetos relacionados com dieta ou medicação que possam ser objeto de preocupação. Além disso, esta discussão pode ser usada para aumentar o nível de confiança da mãe relativamente à amamentação e incentivar a adoção de estratégias de amamentação baseadas em evidências após o parto. Estas incluem incentivar a amamentação frequente e desde o início, evitando a suplementação e quaisquer questões que possam surgir no hospital.

Outros temas também podem ser discutidos, como as práticas de amamentação assim que a mãe regressa a casa do hospital, dicas práticas para a amamentação e o armazenamento de leite materno, o regresso ao trabalho e a escolha de um extrator de leite. Também é importante educar os familiares próximos. Os estudos têm consistentemente mostrado que as mulheres com familiares e prestadores de cuidados de saúde que apoiam a amamentação têm maior tendência para amamentar e atingir os seus objetivos de amamentação.

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário