Dicas para mães que amamentam voltar ao trabalho

Com mais mães no mercado de trabalho do que nunca, voltar ao trabalho pode tornar mais difícil atingir suas metas de alimentação com leite materno. Saber o que esperar, como manter o suprimento de leite e maneiras de bombear, armazenar e transportar o leite materno com segurança são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode continuar amamentando pelo tempo que desejar.

Se você é como a maioria das mães que trabalham, provavelmente está sentindo algum tipo de ansiedade em voltar ao trabalho após o nascimento de seu filho. Se você decidiu continuar a fornecer leite materno ao seu filho  enquanto estiver fora, pode estar se perguntando como encaixar as sessões de bombeamento em sua programação ou talvez esteja preocupada em  manter o suprimento de leite materno . Mas, embora possa ser um desafio se ajustar à sua nova rotina, você  pode  ter sucesso e encontrar o equilíbrio. 

Baixe a cartilha do Governo Federal sobre a Mãe Trabalhadora que Amamenta. Saiba mais sobre os direitos das mães que amamentam e se eles estão sendo respeitados. Clique aqui: 

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_mulher_trabalhadora_amamenta.pdf

Tente manter uma bomba reserva ou pelo menos tenha algumas peças a mais. Dessa forma, se você deixar algo em casa ou alguma coisa no trabalho, você terá um backup. 

Você também pode ter um adaptador de energia e potes extras na bolsa. Nunca é demais estar preparado!

Vídeos ou gravações de seu bebê ajudam você a se concentrar e a produzir leite materno. Como estimular seus sentidos pode ajudar na descida do leite materno, você também pode cheirar uma peça de roupa do seu bebê. Olhar para as fotos do seu bebê pode ter o mesmo efeito.

Qualquer coisa que facilite sua rotina diária aumentará as chances de você atingir seus objetivos de amamentação. 

Bombeie frequentemente para preservar sua produção. Amamente assim que chegar em casa e tanto quanto puder à noite e nos fins de semana para manter esse vínculo com seu bebê. 

Lembre-se de que seus seios produzem leite com base na oferta e na demanda, portanto, bombear com frequência durante o dia pode ajudá-la a  manter o suprimento . 

Tente preparar uma programação que permita as mamadas do seu bebê enquanto você está fora, de acordo com as sessões de bombeamento e com as mamadas em casa também. Por exemplo, se você pegar seu filho às 17h, instrua seu provedor de cuidados infantis a não alimentá-lo por 1 hora antes de você chegar. Procure bombear três vezes durante um turno de trabalho de oito horas, ou aproximadamente a cada três horas em que você estiver longe de seu bebê.

Amamentar no retorno ao trabalho pode percorrer um longo caminho. O estresse pode realmente afetar seu suprimento de leite e tornar mais difícil a extração, então tente se certificar de que você está o mais confortável e livre de preocupações possível ao bombear no trabalho. Pense nisso como a sua hora de se afastar e relaxar.

Dicas de bombeamento para mães que amamentam

Aqui estão algumas dicas mais curtas a serem consideradas:

  • Se sua empresa fornece uma bomba, compre os acessórios. Você não carregará tanto.
  • Coloque marcadores em sua agenda para que as pessoas não reservem reuniões.
  • Blusa com botão na frente.
  • Tente entrar em sua rotina de bombeamento de trabalho uma ou duas semanas antes de voltar ao trabalho!
  • Tenha uma bolsa térmica exclusiva para os potes de leite.
  •  Tenha gelo para carregar na bolsa térmica.  
  • Comece a armazenar leite em casa 15 dias antes de retornar ao trabalho.
  • Não trabalhe enquanto bombeia. 
  • Não aceite desaforos
  • Conheça as leis que protegem a amamentação
  • Mantenha sua programação de bombeamento, não importa o quão ocupado possa estar.
  • Tenha sempre uma blusa extra e um sutiã.
  • Certifique-se de informar os colegas de trabalho sobre os tempos de bombeamento
  • Peças extras da bomba! Assim, você não precisa lavar entre as sessões de bombeamento no trabalho.
  • Deixe um conjunto de extração e potes no trabalho. Você vai esquecer algo.
  • Faça disso uma prioridade – ninguém mais o fará.
  • Verifique se na sua empresa há sala de extração e horário definido para utilizá-la. 
  • Faça sua bolsa na noite anterior para que não tenha pressa e esqueça algo.
  • Faça uma lista de verificação dos itens a serem levados na bolsa da bomba.
  • Obtenha vários saquinhos e uma bolsa separada para levar a sujeira para casa. Lave tudo em casa.
  • E, o mais importante, lembre-se de que bombear e fornecer leite materno para seu filho ajuda a manter a conexão especial que você tem, mesmo quando está fora.  

Acima de tudo, sinta-se orgulhosa e mantenha-se forte! No próximo texto vamos falar sobre o  armazenamento do leite materno.

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário